Essa Página contem os motivos da queima de um Transistor de
Saída Horizontal
- TSH  

 



Ultima atualização dessa pagina em 18-Jun-2009 17:15

Para pesquisar nessa página use control + f Clique aqui para imprimir esta página

Adicione essa página aos favoritos

Como muitas dicas foram retiradas de sites e fóruns, ou enviadas por visitantes desse site,
não podemos garantir a eficácia de todas elas.
É impossível respondermos consultas individuais, se quiser fazer algum tipo de consulta técnica,
por favor, visite o nosso fórum Visite o fórum da Vasco Eletrônica , que você será atendido rapidamente por algum colega.
Obrigado.
Para falar com a Vasco Eletrônica visite a nossa página de Contato ou use o formulário:

Indique este página para os seus Amigos!


Componentes Esquemas/Dicas Cursos e Treinamentos
Futebol Automolismo Culinária
Apostilhas Diversas Consertos LCD Consertos Som
Consertos TV Códigos de DVD EEPROM

Sony Sharp Semp Toshiba CCE Panasonic Philco Philips Lenoxx Dell
Gradiente
Samsung LG Aiwa Sanyo Britânia

 

 

Material retirado da internet ( quem souber o autor nos avise )

CAUSAS DO AQUECIMENTO E QUEIMA DO TSH.

Esse é um defeito chato de resolver mesmo, porque pode ter varias causas possíveis, e nem todas as hipóteses são facilmente eliminadas (tipo, se o transistor é de boa qualidade, ou se é o certo, ou se o +B está com a tensão certa).
Uma das causas mais comuns para o transistor esquentar mais do que deve é o sinal na base fraco demais. Isso é facilmente identificado variando-se a posição da imagem para a direita, e vendo se as letras encolhem quando o extremo direito da imagem chega perto do fim do quadro. Esse é um defeito causado pelo driver horizontal. Indo pelo desenho, os suspeitos são:

- o resistor limitador, se estiver alterado,

- o capacitor filtro do +B do trafinho driver, se estiver seco

- o transistor driver, se for diferente do original, ou estiver com fuga.

Em alguns casos (subentenda-se: Itautec 15mm), o próprio integrado oscilador horizontal pode ser o culpado pelo superaquecimento. O estagio de saída do integrado apresenta uma fuga, e a corrente dos pulsos na base do transistor driver diminui, o que vai se refletir numa redução da intensidade dos pulsos na base do TSH. É possível que aconteça com outros monitores, mas acredito que só aconteça se o integrado for o STV7778 (ou TDA9103, que é o mesmo)

- o trafinho driver também pode causar esse sintoma, mas muito provavelmente causará também alguma deformação na imagem.

- no acoplamento entre o trafo e a base do transistor... Todo mundo aí é suspeito. Principalmente se existir capacitor eletrolitico nessa linha.

ps. Excesso de corrente na base do transistor também pode fazer que ele aqueça demais, porque em operação normal, o transistor não deve chegar no estado de saturação total. Caso chegue, o corte dele será mais lento que o normal, e vai gerar mais calor. Na pratica, o excesso de corrente só acontece se o driver for modificado indevidamente.

- o próprio transistor de saída horizontal,, nem sempre é só vitima. Se ele for trocado por um diferente do original, pode aquecer demais mesmo que não haja outro defeito aí. Por isso é bom manter sempre o original. Se o original for um sem diodo damper e você colocar no lugar um com diodo, ele também vai aquecer mais do que devia, porque todo o aquecimento que devia ser gerado pelo diodo damper que existe na placa passará a ser gerado pelo transistor, que vai estar fazendo uma função que não foi prevista no projeto, e enquanto isso o diodo vai estar lá por nada.... O contrario é menos provável.. se um transistor sem damper for colocado no lugar de um com.. Provavelmente queimará antes de chegar a esquentar demais.

Se for necessário substituir um transistor por outro diferente, uma característica muito importante a ser observada é o "fall time" (tempo de desligamento), que deve ser igual ou menor que o do original. Por exemplo: o BU2508AF tem um fall time de 0,4 microssegundos. No lugar costumo usar o 2SC5129, que tem um fall time de 0,2 microssegundos. Poderia usar um BU2520, mas evito os BUs a todo custo.. aqui tem muito BU falsificado. Para o lugar do BU2508DF, uso o 2SC5149.

- o capacitor damper, serve para amortecer os pulsos gerados pelo flyback e pela bobina defletora no momento que o transistor abre. Se ligarmos um osciloscópio no coletor, aparece um pulso triangular bem estreito e alto (800 a 1200 volts mais ou menos). Quanto mais pontiagudo esse pulso for, mais o transistor esquentará, porque estará dissipando mais potencia durante o "fall time". Se o capacitor estiver com a capacitância reduzida, fuga, ou faiscamento interno, o transistor esquenta...

Algum monitor (tipo o IBM G40) não tem um capacitor de poliéster ligado no coletor do transistor, e a defletora também não é ligada nele. Nesse caso, o capacitor é ligado em outro pino do flyback, pois o flyback tem uma derivação no enrolamento primário.

Alguns outros (tipo uns AOC da vida...) tem um capacitor de valor baixo ligado no coletor, e outro maior ligado na bobina defletora. Nem sempre o defeito é no capacitor ligado no coletor, e a troca dele não resolve. Por isso que volta e meia se vê o pessoal aqui no fórum postando "AOC queimando o TSH"

- o capacitor do +B do flyback também pode causar o aquecimento excessivo do tsh, desarme da proteção contra raio-x, aquecimento e queima do FET do regulador do +B

- o flyback é suspeito, no caso do transistor ter começado a aquecer após a troca, se o flyback novo tiver alguma característica diferente do original. Se o flyback for original e o monitor estiver com a imagem normal, 99% de possibilidade de o flyback ser inocente. Ele só faria o transistor esquentar demais se houvesse um curto entre espiras ou fuga de alta tensão interna, mas é praticamente impossível algo assim não gerar nenhuma deformação na imagem, ou ruído, no caso da fuga.

TSH - Saída horizontal queimando.

Sempre indica:
1º-Solda fria no ON-CHIP.
2º-Capacitor eletrolítico do +b do transformador drive alterado, do acoplamento do transistor driver alterado, resistor de alimentação do mesmo alterado.
3º-Fonte com capacitor de clock alterado gerando tensão exagerada.
4º- Capacitores de amortecimento do flyback dando vazamento ao ser ligado (estufado centelhando internamente).
5º- Solda fria no Transformador Driver.
6º- Se a aparelho trabalhar com cristal cerâmico (P503 F) e o mesmo apresentar mau contato.
7º - Se o aparelho tiver capacitor de Booster no flyback e o mesmo estiver alterado.
8º - Flyback furado vazando alta tensão.
9º - Transistor driver horizontal alterado. (ocorre muito na Sharp de 29")

*+B alterado, tensão acima do normal. Ex. 115v medindo 150v
* TSH falsificado ou equivalente com amperagem e potência inferior ao original.
* Defletora, chupeta do tubo estragada provocando vazamento, transistor driver.
* O SCREEN alto pode queimar o TSH , pois aumenta a MAT.

 

Tudo Perto

Free BR

Consertos em Fornos de Microondas

Consertos em aparelhos de som antigos


Clique no mapa e veja de
são os nossos Visitantes

Veja de onde são os nossos visitantes



Indique este Site!

Visite nosso Blog

Culinária

Procurando emprego ?

Automobilismo

Futebol

No tempo que fumar fazia bem a saúde !

Trabalho ou Prazer

Dengue - Saiba Tudo

Link Quebrado !
Nos avise

Fóruns sobre eletrônica